Próxima reunião dia 29/10/2012 às 09:00 na secretaria do PPGA/UFPB.
Texto a ser discutido:
O QUE AS CRIANÇAS PODEM FAZER PELA ANTROPOLOGIA?
Flávia Pires - UFPB
Resumo: Este texto pretende apontar como o estudo das crianças pode conduzir a uma revisão de conceitos vitais da história da disciplina antropológica. Mais especificamente, tratará do conceito de sociedade e seu correlato, o conceito de cultura. Para essa discussão lançarei mão dos estudos feitos por Marylin Strathern e Christina Toren. Complementariamente, ao se discutir a validade e pertinência dos
conceitos de sociedade e cultura, Tim Ingold pode trazer contribuições para o debate na medida em que introduz a biologia para se entender a cultura. Trago também o pensamento de Thomas Csordas e de Margaret Mead, retendo desta última a sua ênfase etnográfica e dialogando com o primeiro sobre o conceito de cultura. A ideia que permeia todo o artigo é a de que o chamado mundo infantil ou mundo da criança é um campo interessante para se discutir teoria antropológica.
Palavras-chave: criança, cultura, sociedade, teoria antropológica.
conceitos de sociedade e cultura, Tim Ingold pode trazer contribuições para o debate na medida em que introduz a biologia para se entender a cultura. Trago também o pensamento de Thomas Csordas e de Margaret Mead, retendo desta última a sua ênfase etnográfica e dialogando com o primeiro sobre o conceito de cultura. A ideia que permeia todo o artigo é a de que o chamado mundo infantil ou mundo da criança é um campo interessante para se discutir teoria antropológica.
Palavras-chave: criança, cultura, sociedade, teoria antropológica.
PIRES, Flávia. O que as crianças podem fazer pela antropologia?. Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 16, n. 34, Dec. 2010 .
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