quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Próxima reunião dia 24/09/2012 às 09:00 sala do PPGA/UFPB. Texto a ser discutido:


SOUSA, Emilene Leite. INFÂNCIA NO CALEIDOSCÓPIO: desconstruindo conceitos, desestabilizando teorias. Caderno Pós Ciências Sociais - São Luís, v. 2, n. 3, jan./jun. 2005

ResumoAo longo do tempo a infância tem sido pensada a partir de padrões idealizados pelas sociedades, que a tem definido como lugar de segurança e ludicidade, caracterizado pela não vivência do trabalho e pelo distanciamento do mundo e das tarefas dos adultos. Essa definição idealizada de infância está distante da pluralidade de infâncias com que nos deparamos na sociedade atual, onde as crianças ocupam papéis e posições bastante diversificadas dependendo da cultura onde estão inseridas. Por essa razão, lanço luz neste artigo à construção histórica da infância, para percebê-la através de um caleidoscópio que permite um sem número de combinações obtidas a partir da disposição dos elementos culturais e, por isso, bastante particulares, variando de lugar para lugar, negando a morte da infância e evidenciando
a pluralidade que lhe é devida.

Palavras-chave: Infância, Pluralidade, Literatura Regional



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